sexta-feira, 24 de julho de 2009

Carta a Professores

Caros colegas,

Companheiras e companheiros:

 
 

Para algumas das posições mais interessantes que assumimos na Escola, em torno de questões de carreira e de educação, usei este meio de comunicação.

Começo por pedir desculpa pelo incómodo aos que não me suportam pelo facto de receberem este e-mail. Lembro  que têm duas opções para não receberem mais e-mails desta origem, ambas com evidente incómodo: ou criam uma regra no programa de correio para eliminar as minhas mensagens ou respondem a este dizendo que querem ser retirados desta lista.

Para os restantes que vão ter a paciência de ler isto pelo menos por mais umas linhas, agradeço a paciência e gostaria de dizer o seguinte:

Caso o panorama de candidaturas à Câmara Municipal de Seia não se altere, o próximo Presidente será um professor do quadro da Escola Secundária de Seia.

Terminará assim o o ciclo de Presidências de Câmara fundadas na indústria de Lanifícios e Têxteis, como humildemente reconheceu Eduardo Brito recentemente numa intervenção no CISE. Começa agora, digo eu,  um ciclo de Presidências em que as Escolas se apresentarão como fonte principal de candidatos.

Talvez esta mudança tenha a ver com a mudança da tipificação de problemas que se foram colocando às comunidades ao longo do tempo.

Face a este enquadramento, lanço um desafio à Escola, aos seus profissionais e aos seus alunos, o desafio de participarem activamente na reflexão sobre os problemas e soluções dos mesmos e as reportassem aos candidatos, a todos ou ao vosso favorito. Seria uma forma muito interessante para passarmos a barreira, a grade azul da nossa escola e influenciássemos de uma forma mais viva a comunidade onde nos integramos. A resposta a este desafio é um exercício de cidadania.

Recordo  António Barreto no discurso do 10 de Junho de 2009, enfatizando a importância do exemplo de quem o deve e pode dar.  Lembro Alegre com a necessidade de um sobressalto, alertando para a necessidade de mudanças no estilo, nas políticas e nas pessoas Os professores que, no seu exercício, procuram contribuir na formação do cidadão têm aqui um bom exemplo do exercício de cidadania. É uma boa altura para continuarmos o nosso sobressalto.

Deixo aqui os endereços para os sites / blogues dos candidatos para serem visitados e para canalizarem o vosso contributo. Faço isto dando corpo à ideia que, para mim, mais importante que escolher o próximo Presidente de Câmara é a discussão e posterior desenvolvimento das ideias geradas.

http://www.simaseia.com/ (Luís Caetano, candidato PSD)

http://www.filipecamelo.com/  (Filipe Camelo, candidate PS)

http://seiacdu2009.blogspot.com/ (António Abrantes, candidato independente da CDU com olho a piscar no BE)

(Claro que o meu é o mais pobre e o mais naif, mas vivo bem com isso. Enriquecerá, certamente…)

 
 

Um abraço



--
António Abrantes

Sem comentários: