quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Os grandes chefes

6 de Agosto de 2009 – aniversário do lançamento das primeiras bombas atómicas.Hiroshime e Nagasaki.


 

A Dr.ª Manuela Leite põs e dispõs na construção das listas a apresentar a sufrágio nas legislativas no seu partido, no PSD, o da chaminé para alguns. Dois vectores essenciais transpareceram, durante a aprovação das listas. O primeiro, quem não é por mim, é contra mim e daí vai afastar os adversários intestinos, como o Dr. Passos Coelho. O segundo, põs e dispõs da Ética como se fosse uma suculenta melancia em dia de Verão. Quando o arguido é do contra, nunca poderá ser candidato ao que quer que seja. Quando o arguido é a favor, Deus é grande. Esse arguido dará certamente um excelente deputado. Com esses, os políticos vão olhar pelos Portugueses. Estamos bem entregues, durmam descansados. Ainda que não seja este o tempo de discutir este assunto. Uma suspensão de alguma coisa…da Democracia? Da Justiça? Da Ética? Da Vergonha?

O Eng. José Sócrates, no seu partido, põs e dispõs dos Assises que por aí abundam. Não são arguidos, mas são Assis, sim, aqueles que dão Assis…tência aos pobres coitados do Interior. Como eles não se sabem governar, tomem lá Assis.

Onde está a participação das pessoas, sobretudo daquelas que estão longe das esferas de decisão? Será deste modo que se pretende recapitalizar a sociedade com a cidadania?

É esta a concepção que estes grandes chefes têm do seu povo, dos seus carneirinhos?

Estas lideranças estão a pedir que nos assumamos com toda a nossa energia e vontade numa rebelião continuada contra estes modos de fazer política.

Estes dois chefes merecem o meu incómodo…contra a forma como eles têm desenhado o conceito de Democracia, lembro, Demo+Cracia, Povo+Poder. Não é o mesmo que Ferreiracracia nem Socratescracia. Democracia.

A esquerda necessita de um sobressalto. As pessoas de boa vontade têm que estar sobressaltadas. Não se sentem incomodados pelo nível dos valores dos putativos chefes do próximo governo, dos líderes dos partidos que têm mais votos?..Sim. eu digo sim, estou incomodado. Quero avançar com segurança, sim eu quero, avançar com a segurança que resulta da participação das pessoas, nas boas e nas más decisões.

Sem comentários: